TV 3.0 vem aí: Governo vai lançar nova era da TV aberta com internet e 8K

Avanço tecnológico promete revolucionar a televisão no Brasil; entenda

Cassiane Chagas
08/05/2025 08h48 - Atualizado há 1 dia
TV 3.0 vem aí: Governo vai lançar nova era da TV aberta com internet e 8K
Novo ministro das Comunicações aguarda Lula para oficializar avanço tecnológico / Foto Ilustrativa: Freepik.

A televisão brasileira está prestes a passar por uma transformação histórica. O novo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, revelou nesta quarta-feira (7) que aguarda o retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da viagem à Rússia e à China para lançar oficialmente a TV 3.0, um novo padrão que integra televisão aberta e internet.

 

O anúncio foi feito durante a cerimônia de transmissão de cargo do ex-ministro Juscelino Filho, na sede do Ministério das Comunicações, em Brasília. Juscelino, que deixou o cargo após ser denunciado por suposto desvio de emendas parlamentares, afirmou que o decreto de regulamentação da TV 3.0 já está pronto e será assinado em breve por Lula e Siqueira.

 

 

A TV 3.0 é um salto democrático e tecnológico. Vai transformar a televisão aberta brasileira, reforçando seu papel como serviço gratuito e de qualidade”, disse Siqueira.

 

A nova tecnologia promete imagem com qualidade até 8K, som imersivo estilo cinema, maior interatividade, acessibilidade e conexão direta com serviços públicosEm vez de trocar canais, os usuários navegarão por aplicativos com conteúdo ao vivo ou sob demanda.

 

Essa revolução exige o envolvimento da indústria nacional na produção de equipamentos e conversores, essenciais para integrar o sinal aberto com a internet. Além de transformar a experiência do telespectador, a TV 3.0 abre portas para novos modelos de negócios, como anúncios interativos e ambientes de compras diretamente na tela da TV.

 

O próprio presidente Lula já havia destacado, em abril, a importância da nova tecnologia.

 

Vem aí a TV 3.0, o casamento definitivo da TV aberta com a internet. Imagem e som de altíssima definição, mais informação e mais qualidade para os brasileiros.”

 

 

Mais conectividade e inclusão digital

 

Frederico de Siqueira, indicado pelo União Brasil, prometeu manter a equipe atual e acelerar as entregas do ministério, como parte da missão dada por Lula de ampliar a inclusão digital no país. Entre os projetos em andamento estão o Escolas Conectadas e a expansão da rede 5G em todo o Brasil.

 

 

Internet hoje é infraestrutura básica para acesso à educação, saúde, trabalho e cidadania”, afirmou o novo ministro.

 

Com 26 anos de experiência no setor de telecomunicações, Siqueira é engenheiro civil formado pela Universidade de Pernambuco e esteve à frente da Telebras até abril. O atual diretor Técnico-Operacional da estatal, André Leandro Magalhães, deve assumir o comando da empresa.

 

Com informações: Agência Brasil.


Tags »
Notícias Relacionadas »