Pedágios sobem até 5,5% em rodovias do interior de SP; confira valores atualizados
Reajuste aprovado pela Artesp altera tarifas em quatro rodovias
Pedágio da Eixo entre Piracicaba e São Paulo / Foto: Divulgação/Eixo.
Os motoristas que trafegam pelas rodovias administradas pela concessionária Eixo SP devem preparar o bolso, pois a partir de 4 de junho, as tarifas de pedágio em quatro importantes vias da região de Piracicaba, no interior de São Paulo, sofrerão reajuste.
A mudança foi homologada pela Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e publicada no Diário Oficial no último dia 23. O aumento segue o previsto no contrato de concessão firmado entre a Eixo SP e o governo estadual, considerando a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que acumulou alta de 5,5% entre maio de 2024 e abril de 2025.
Leia Também
- Quer trabalhar na Raízen? São 500 vagas abertas; veja como entrar
- Bafômetro não perdoa: veja quanto tempo esperar para dirigir após beber
- Após 40 anos de trabalho, funcionário ganha 40 enroladinhos de salsicha e viraliza na web
Quais rodovias terão aumento?
O reajuste atinge as seguintes rodovias:
✔ Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), entre Piracicaba e São Pedro;
✔ Rodovia Hermínio Petrin (SP-308), entre Charqueada e Piracicaba;
✔ Rodovia Irineu Penteado (SP-191), entre Rio Claro e São Pedro, passando por Ipeúna e Charqueada;
✔ Rodovia Washington Luís (SP-310), passando por Cordeirópolis.
Confira os novos valores nas praças de pedágio
Rodovia
Valor antigo
Valor novo
SP-308 – Piracicaba (km 182,25)
R$ 6,70
R$ 7,10
SP-304 – São Pedro I (km 183,4)
R$ 7,50
R$ 7,90
SP-304 – São Pedro II (km 215,1)
R$ 7,80
R$ 8,20
SP-310 – Rio Claro (km 181,5)
R$ 10,60
R$ 11,20
Valores mais baixos em outras rodovias
Apesar do aumento nessas quatro rodovias, oito praças de pedágio em três outras rodovias paulistas tiveram redução de tarifas desde o final de março, em regiões como Sorocaba e Grande São Paulo.
As vias beneficiadas foram:
- Raposo Tavares (SP-270)
- José Ermírio de Moraes (SP-075), região de Sorocaba
- Presidente Castelo Branco (SP-280), na Grande São Paulo
Nos lotes Sorocabana e Nova Raposo, os descontos foram expressivos:
✔ Entre 23,8% e 25,4% nas cabines automáticas e 19,8% a 21,4% nas cabines manuais no lote Sorocabana;
✔ Entre 24,3% e 35,5% nas automáticas e 20,3% a 32,2% nas manuais no lote Nova Raposo.
Desconto para pagamento eletrônico
A Eixo SP reforçou que os motoristas que utilizam tag eletrônica para pagamento continuam tendo direito a 5% de desconto direto na tarifa em todas as rodovias administradas pela empresa. Além disso, existe o Desconto de Usuário Frequente (DUF), aplicado automaticamente para motoristas que usam qualquer operadora do sistema de pagamento eletrônico com regularidade.
Esse benefício busca incentivar o uso das tags, garantindo mais agilidade nas praças e redução de custos para quem transita frequentemente.
O que justifica o reajuste?
O contrato entre a concessionária e o governo estadual prevê reajustes anuais, seguindo índices econômicos como o IPCA. Segundo a Eixo SP, os recursos arrecadados com os pedágios são utilizados para manter a infraestrutura, segurança e serviços prestados nas rodovias.
No último ano, por exemplo, a empresa implementou melhorias operacionais que resultaram em redução significativa no número de acidentes graves, além de expandir métodos como a Colheita Contínua Raízen (CCR), que trouxe ganhos para a segurança, saúde e meio ambiente.
Os motoristas que costumam utilizar essas rodovias devem se programar, especialmente os que percorrem diariamente trechos que agora passam a custar mais caro.