Donald Trump assume seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos em uma cerimônia no Capitólio, nesta segunda-feira, 20, feriado de Martin Luther King Jr. O juramento será liderado pelo chefe da Suprema Corte e, após isso, Trump fará um discurso inaugural destacando suas prioridades, como segurança na fronteira e produção de petróleo. A cerimônia contará com a presença de líderes internacionais, como o presidente da Argentina e a primeira-ministra italiana, enquanto a segurança será reforçada com 25 mil agentes e drones. O evento será transmitido ao vivo por diversos canais de televisão e plataformas de streaming.
Nesta segunda-feira, 20, Donald Trump assume seu segundo mandato como presidente dos Estados Unidos em uma conferência realizada no Capitólio, em Washington, DC O evento ocorre no feriado de Martin Luther King Jr., um dia significativo no calendário americano .
A posse presidencial, marcada para o meio-dia (14h no horário de Brasília), será liderada pelo chefe da Suprema Corte, John Roberts. Antes do juramento de Trump, o vice-presidente eleito, JD Vance, também cumprirá seu compromisso oficial. A cerimônia será realizada na Rotunda do Capitólio, um local fechado, considerando as baixas temperaturas previstas – mínima de -13°C e máxima de -4°C.
Após o juramento, Trump fará seu discurso inaugural, detalhando suas prioridades para os próximos anos. Entre as principais promessas de sua campanha, destacam-se ações executivas para reforçar a segurança na fronteira e resultados na produção de petróleo e gás.
Depois da cerimônia, Trump participará de um almoço no Capitólio com membros do Congresso. Em seguida, seguirá pela emblemática Avenida Pensilvânia em direção à Casa Branca, acompanhado por um desfile com regimentos militares, bandas marciais e representantes da sociedade civil.
Embora não seja tradição que chefes de Estado compareçam às posses americanas, Trump encontrou algumas lideranças estrangeiras, rompendo precedentes. O presidente da Argentina, Javier Milei, e a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, estão entre os confirmados. O Brasil será representado por sua embaixadora em Washington, Maria Luiza Voitti.
O ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro fez seu pedido para comparecer à posse negada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que também solicitou a devolução de seu passaporte.
Com uma mobilização de 25 mil agentes, drones e barreiras de segurança, Washington está altamente preparado para a ocasião. Essas medidas refletem a preocupação com a segurança do evento, que reunirá líderes políticos, embaixadores, empresários e personalidades do entretenimento.
Os principais canais de televisão e plataformas de streaming, incluindo ABC, CNN e Fox News, transmitirão a coletiva ao vivo. O portal Terra também faz uma cobertura especial com análises e comentários em tempo real.