A Defensoria Pública do Estado de São Paulo realiza no dia 16 de agosto de 2025, o mutirão “Meu Pai Tem Nome”, uma ação de âmbito nacional organizada pelo Condege (Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais). O objetivo é facilitar o reconhecimento da paternidade, um tema crítico para o desenvolvimento integral das crianças.
Durante o mutirão, será oferecido um atendimento completo e gratuito, que inclui exames de DNA, orientação jurídica em direito de família, e mediação para acordos extrajudiciais de paternidade. A iniciativa visa proporcionar suporte humanizado e ágil às famílias, sem a necessidade de avaliação de renda, essa só será exigida no eventual ajuizamento de ação judicial.
A mobilização ocorrerá em mais de 50 unidades da Defensoria Pública distribuídas pela capital, Grande São Paulo, litoral e interior do estado. O horário de atendimento será das 9h às 13h, promovendo um atendimento concentrado e eficiente.
No interior, cidades como Araraquara, Campinas, Franca, Itapetininga, Jaú, Ribeirão Preto e São Carlos participarão do mutirão. Em Araraquara, a ação acontecerá Rua São Bento, 1725, no centro da cidade.
As inscrições para participação estão abertas desde 10 de julho e vão até 13 de agosto de 2025. O processo é feito exclusivamente por formulário online, disponível no site da Defensoria.
O mutirão conta com apoio de instituições como a Secretaria da Justiça e Cidadania, Secretaria da Mulher do Estado de São Paulo, a Unesp e o Instituto de Medicina Social e Criminologia (Imesc), que colaboram na execução dos exames de DNA e na mediação dos casos.
Registrado como fundamental para garantir direitos como herança, benefícios previdenciários e o vínculo familiar, o reconhecimento da paternidade ainda enfrenta um grande desafio no Brasil.
Para mais informações sobre o mutirão, os endereços e cidades onde ocorrerão e sobre como participar, basta acessar o site da Defensoria Pública de São Paulo.
Anote!
Mutirão “Meu Pai Tem Nome”:
✔ Quando: 16 de agosto de 2025;
✔ Horário: das 9h às 13h;
✔ Onde: Mais de 50 unidades da Defensoria Pública – capital, litoral, Grande SP e interior (saiba AQUI).
✔ Inscrições: abertas de 10/7 a 13/8 via formulário online.
✔ Atendimento: DNA gratuito, orientação jurídica, conciliação e reconhecimento extrajudicial. Sem análise de renda no dia.
✔ Para mais informações ou para se inscrever, acesse o site oficial da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.