Após uma estadia inesperadamente prolongada de nove meses na Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas da NASA, Butch Wilmore e Suni Williams estão de malas prontas para retornar à Terra nesta terça-feira, 18 de março de 2025.
A missão, inicialmente planejada para durar só oito dias, foi estendida por causa de uma série de problemas técnicos.
Em junho de 2024, Wilmore e Williams lançaram-se rumo à ISS a bordo da cápsula Starliner, da Boeing, em um voo de teste tripulado. No entanto, durante a viagem, a espaçonave enfrentou falhas de propulsão, tornando-a insegura para o retorno dos astronautas à Terra.
Como resultado, a Starliner retornou vazia em setembro de 2024, deixando a dupla na estação à espera de uma alternativa segura para regressar.
De carona com a concorrente
A NASA decidiu que Wilmore e Williams retornariam à Terra a bordo da cápsula Crew Dragon da SpaceX, que chegou à ISS em setembro de 2024 como parte da missão Crew-9.
Inicialmente, a Crew-9 deveria transportar quatro astronautas, mas dois assentos foram deixados vagos para acomodar Wilmore e Williams no retorno.
No entanto, a missão Crew-9 tinha uma duração planejada de seis meses, o que estendeu a estadia dos astronautas na estação até março de 2025.
Chegada da Crew-10
No domingo, 16 de março de 2025, a missão Crew-10 da SpaceX, composta por quatro novos astronautas, acoplou com sucesso à ISS.
Esta nova equipe vai substituir a tripulação da Crew-9, permitindo que Wilmore, Williams, o astronauta da NASA Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov iniciem os preparativos para o retorno à Terra.
A desacoplagem da cápsula Crew Dragon está prevista para as 05h05 GMT (02h05 horário de Brasília) de terça-feira, com o pouso na costa da Flórida estimado para as 21h57 GMT (18h57 horário de Brasília) do mesmo dia.
Desafios da reentrada
O retorno à Terra envolve uma série de desafios técnicos. A cápsula Crew Dragon enfrentará uma reentrada intensa na atmosfera terrestre, suportando temperaturas de até 1.600°C.
Durante a desaceleração, os astronautas experimentarão forças gravitacionais cerca de quatro vezes superiores à da Terra. Finalmente, quatro paraquedas serão acionados para garantir um pouso suave no oceano.
Pós-Missão
Helen Sharman, a primeira astronauta britânica, comentou sobre a expectativa dos astronautas em retornar: "Eles são astronautas experientes, mas se sentirão fantásticos por estarem de volta à Terra. O ar fresco é a primeira coisa que te pega".
Após o pouso, Wilmore e Williams serão transportados para o Centro Espacial Johnson, em Houston, Texas, onde passarão por avaliações médicas e iniciarão um programa de readaptação à gravidade terrestre.
Durante a estadia prolongada na ISS, ambos participaram de mais de 150 experimentos científicos e conduziram caminhadas espaciais, contribuindo significativamente para a pesquisa espacial.
Estamos todos ansiosos para que dê tudo certo na volta. E você, conseguiria ficar tanto tempo no espaço?