A Receita Federal realiza, nesta sexta-feira (29), o pagamento do quarto lote da restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, beneficiando 1.884.035 contribuintes. O valor total liberado chega a R$ 2,92 bilhões, contemplando tanto declarações entregues dentro do prazo quanto restituições residuais de anos anteriores.
O pagamento será feito diretamente na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF informada pelo contribuinte na declaração. Quem não estiver na lista deste lote pode acompanhar o status da declaração no sistema da Receita, verificar pendências e, se necessário, enviar uma retificadora para tentar entrar nos próximos lotes.
A maior parte dos beneficiários está fora dos grupos com prioridade legal. Entre os quase 1,9 milhão de contribuintes contemplados, os números estão assim divididos:
✔ 1.454.509 contribuintes sem prioridade legal;
✔ 312.915 que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram pelo Pix como forma de recebimento;
✔ 72.434 contribuintes entre 60 e 79 anos;
✔ 22.841 pessoas cuja principal fonte de renda é o magistério;
✔ 13.515 contribuintes com mais de 80 anos;
✔ 7.821 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.
Apesar de não terem prioridade legal garantida, a Receita Federal instituiu neste ano uma nova preferência: quem utilizou simultaneamente a declaração pré-preenchida e escolheu receber via Pix teve prioridade no recebimento da restituição.
A consulta ao quarto lote está disponível desde 22 de agosto, e pode ser feita de forma simples:
Também é possível fazer esse acompanhamento pelo aplicativo da Receita Federal, disponível para smartphones e tablets.
Caso a restituição não seja creditada na conta informada, por motivos como conta bancária desativada, o valor ficará disponível para resgate por até 1 ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o contribuinte pode:
Se o contribuinte não fizer o resgate dentro de 12 meses, será necessário fazer o pedido de restituição manualmente no Portal e-CAC. O passo a passo é o seguinte:
Com informações: Agência Brasil