O WhatsApp anunciou recentemente uma importante ferramenta de segurança chamada "Privacidade avançada da conversa". O recurso visa aumentar a proteção dos conteúdos sensíveis compartilhados dentro do aplicativo e está sendo disponibilizado gradualmente para os usuários.
Com a nova funcionalidade, a Meta, empresa dona do WhatsApp, afirma que será possível evitar que o histórico de conversas seja exportado, ou seja, que os conteúdos sejam baixados em formato de arquivo.
Além disso, as mídias, como fotos, vídeos e documentos, não serão mais salvas automaticamente nas galerias dos dispositivos dos participantes.
Outro ponto importante é que a Meta AI, ferramenta de inteligência artificial da empresa, não poderá ser utilizada dentro das conversas, como, por exemplo, para tirar dúvidas dos participantes.
Este recurso poderá ser aplicado tanto em conversas individuais quanto em grupos. Todos os participantes de uma conversa poderão ativar ou desativar a função, mas, nos grupos, os administradores terão a opção de restringir a ativação da privacidade apenas a eles mesmos.
Vale destacar que esta é a primeira versão da ferramenta, e a Meta alerta que ela não garante privacidade total. Arquivos de mídia ainda podem ser salvos manualmente pelos participantes e as capturas de tela das mensagens não são impedidas.
✔ Abra a conversa (individual ou grupo) no WhatsApp;
✔ Toque no nome do contato ou do grupo na parte superior da tela;
✔ Encontre a opção "Privacidade avançada da conversa" (se já estiver disponível);
✔ Ative a funcionalidade.
Com essa atualização, a plataforma reforça seu compromisso com a segurança e a privacidade dos usuários, permitindo maior controle sobre o compartilhamento de informações.