Na era digital, a informação viaja rápido e, muitas vezes, boatos também. Nos últimos dias, uma notícia tomou conta das redes sociais e de sites menos confiáveis:
A suposta volta do Fiat Uno ao Brasil, renovado e, surpreendentemente, custando menos de R$ 30 mil. Mas a verdade é que essa história não passa de fake news.
Apesar do apelo nostálgico, a Fiat NÃO relançou o Uno e, muito menos, anunciou qualquer carro zero quilômetro por esse preço no mercado brasileiro. Segundo fontes do setor automotivo, não existe sequer previsão oficial de um Uno custando R$ 29.990, como afirmaram algumas matérias que circulam online.
No exterior, há sim um veículo que lembra bastante o espírito do Uno. É o Fiat Grande Panda, que a gente já destacou aqui no Janela do Amanhã. Veja a matéria completa, AQUI.
Trata-se de um hatch compacto, com desenho quadrado e estilo futurista, que em breve chegará ao Brasil, mas a chegada do Grande Panda não significa o fim do Fiat Argo, como também tem sido divulgado por boatos. Pelo contrário, a marca pretende manter ambos os modelos nas concessionárias, dividindo espaço com o Mobi, outro compacto da gama Fiat.
Caso venha a ser comercializado no Brasil, o novo hatch, seja chamado de Grande Panda ou eventualmente rebatizado como Uno, deverá usar a plataforma Smart Car, a mesma que serve de base ao Citroën C3. Essa estratégia de compartilhar componentes entre marcas da Stellantis é comum e ajuda a reduzir custos de produção.
Mesmo assim, não há a menor possibilidade de o carro chegar custando menos de R$ 30 mil, como apontaram publicações falsas.
Para se ter uma ideia, hoje o Fiat Mobi, considerado o “herdeiro” natural do Uno, não sai por menos de R$ 80 mil, quase três vezes o valor citado nas notícias falsas.
Além disso, a situação do mercado e os custos de produção tornariam inviável qualquer lançamento na faixa abaixo dos R$ 30 mil, especialmente em tempos de alta nos custos de insumos e tecnologia embarcada nos carros.
Mesmo com o sucesso que teve, o Uno não tem confirmado retorno às lojas. Caso a Fiat decida por um novo compacto de entrada, tudo indica que a estratégia não incluirá preços tão baixos quanto o ventilado pelas notícias falsas.
Além disso, a própria marca já deixou claro que Argo e Mobi continuam firmes no portfólio, ao lado de eventuais novos lançamentos.