A Caixa Econômica Federal passou a permitir que imóveis ainda em financiamento também sejam usados como garantia para novos empréstimos. Isso significa que, mesmo sem ter quitado totalmente o imóvel, o cliente poderá utilizá-lo para conseguir crédito com taxas bem menores que as de linhas tradicionais.
A nova opção faz parte do programa Empréstimo com Garantia de Imóvel Caixa, uma linha de crédito do tipo home equity, que tem como grande vantagem os juros reduzidos, a partir de 1,32% ao mês, e possibilidade de obter até 60% do valor de avaliação do imóvel. O crédito é de livre destinação, ouou seja, o cliente pode usar o valor como quiser.
Com a regulamentação do Novo Marco das Garantias (Lei nº 14.711/2023), agora é possível usar um mesmo imóvel como garantia em mais de um empréstimo. Isso vale até para quem ainda está pagando o financiamento.
Basta que o imóvel tenha valor disponível remanescente, ou seja, que parte da dívida já tenha sido paga.
Segundo a Caixa, os imóveis aceitos são urbanos, residenciais, comerciais ou mistos e as contratações podem ser feitas tanto em agências físicas quanto digitais. O prazo do novo empréstimo pode chegar a 240 meses, ou até 360 meses nos casos em que o cliente opte pela alienação estendida, mantendo o contrato atual e contratando um novo, com base na mesma garantia.
Essa operação estendida respeita o valor e o prazo restante do financiamento original e pode liberar um valor adicional, desde que o cliente tenha renda suficiente e o imóvel comporte essa ampliação.
Atualmente, a Caixa já soma cerca de R$ 6,7 bilhões em contratos ativos nessa modalidade, com 54 mil contratos vigentes e 25% de participação no mercado de empréstimos com garantia de imóvel.
A grande novidade é justamente a possibilidade de incluir imóveis ainda financiados como garantia, algo que, até recentemente, não era permitido.
O objetivo do banco é oferecer crédito com condições mais acessíveis para pessoas físicas que precisam de valores mais altos, com parcelas menores e prazos mais longos. Vai precisar de dinheiro? Seu imóvel pode ser a chave, mesmo que ainda não esteja quitado.
Com informações: Agência Brasil.