A ponte mais alta do mundo está quase pronta na China

Obra na província de Guizhou redefine a engenharia com avanços tecnológicos incríveis

Por Geisa Ferreira da Silva
18/01/2025 12h40 - Atualizado há 3 meses
A ponte mais alta do mundo está quase pronta na China
Uma foto aérea tirada por um drone mostra uma vista da ponte do Grande Cânion Huajiang, em Guizhou, sudoeste da China, em 13 de janeiro de 2025. [Foto/Xinhua]
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A Ponte Huajiang Grand Canyon, na província de Guizhou, China, alcançou um marco com a instalação do último segmento de sua treliça de aço, completando sua estrutura principal e prevista para inauguração em 2025.

Com 625 metros de altura, será a ponte mais alta do mundo, melhorando a conectividade local ao reduzir o tempo de travessia do cânion e impulsionando o turismo e a economia regional.

A construção utiliza tecnologia avançada para enfrentar desafios do terreno e clima, sendo 80% concluída, com foco na instalação de painéis entre as treliças, seguindo o cronograma para entrega.

A Ponte Huajiang Grand Canyon, localizada na província de Guizhou, China, alcançou um marco significativo na sexta-feira (17), com a instalação do último segmento de sua treliça de aço, que pesa impressionantes 215 toneladas. Isto conclui a estrutura principal da ponte e pavimenta o caminho para sua inauguração, prevista para o segundo semestre de 2025.

A construção, iniciada em 2022, desafia os limites da engenharia moderna. Com 625 metros de altura sobre o Rio Beipan e uma extensão de 1.420 metros, a ponte rivaliza em altura com a Torre de Xangai, o prédio mais alto da China. Uma vez finalizada, ela ultrapassará a Ponte Beipanjiang, também em Guizhou, como a mais alta do mundo, estabelecendo ainda o recorde do maior vão para uma ponte de montanha.

Conectividade e impacto econômico

Além de sua relevância arquitetônica, a ponte é um elemento central da via expressa Liuzhi-Anlong. Ao reduzir o tempo de travessia do cânion de uma hora para apenas dois minutos, ela promete melhorar significativamente a mobilidade local. Este avanço deve contribuir para o turismo, atraindo visitantes para destinos próximos, como a renomada Cachoeira Huangguoshu.

Chen Jianlei, vice-diretor do Departamento de Transporte de Guizhou, destacou que a ponte fortalecerá os laços econômicos entre as cidades de Guiyang, Anshun e Qianxinan, promovendo a integração econômica regional.

Engenharia de ponta

A estrutura da ponte é sustentada por 93 segmentos de treliça de aço, somando aproximadamente 22.000 toneladas, peso equivalente a três Torres Eiffel. No entanto, a construção causou desafios importantes devido ao terreno montanhoso e às condições climáticas adversas, como ventos fortes e variações de temperatura.

Para superar esses obstáculos, uma equipe utilizou um sistema de subida inteligente com tecnologia de navegação Beidou, que permitiu o içamento preciso dos segmentos com eficiência e redução de mão de obra. Segundo Li Zhao, engenheiro-chefe do projeto, a automação reduz a necessidade de operadores de operação de oito para quatro trabalhadores, otimizando o processo.

Tecnologias digitais, como simulações virtuais e digitalização 3D, também foram empregadas para garantir precisão no alinhamento de componentes e na montagem no local. "Conseguimos 100% de precisão no encaixe dos parafusos, seguindo uma sequência rigorosa durante a instalação", explicou Liang Junyuan, gerente de projeto.

Próximos passos

Com 80% da construção principal concluída, os esforços agora se concentram na instalação de segmentos de painéis entre as treliças. Esse trabalho será retomado após o Ano Novo Chinês, mantendo o cronograma de entrega para 2025.


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