Evite bloqueio: entenda as mudanças da Prova de Vida do INSS em 2025

Mudanças automatizam comprovação; confira o que mudou

Cassiane Chagas
22/06/2025 18h42 - Atualizado há 5 dias
Evite bloqueio: entenda as mudanças da Prova de Vida do INSS em 2025
Saiba como evitar bloqueio do benefício / Foto: Freepik.

 

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) modernizou as regras da Prova de Vida em 2025, tornando o processo mais simples, rápido e seguro para os beneficiários. Agora, o próprio INSS é responsável por verificar automaticamente se o aposentado, pensionista ou titular de auxílio está vivo, por meio de cruzamento de dados em diversas bases públicas e privadas.

 

A Prova de Vida é obrigatória para aposentados e pensionistas do INSS e garante a continuidade do recebimento dos benefícios previdenciários. O procedimento serve para comprovar que o segurado está vivo e, assim, evitar fraudes e pagamentos indevidos.

 

Neste ano, mais de 30,5 milhões de pessoas já tiveram a Prova de Vida validada de forma automática, o que representa 90% dos beneficiários. A checagem é feita pelo cruzamento de dados oficiais do Governo Federal, dispensando o deslocamento até bancos ou ao Meu INSS, o que reduz filas e traz mais comodidade.

 

Apesar da automatização, ainda há segurados que precisam regularizar a situação. Quem não for localizado pelo sistema recebe uma notificação exclusiva do banco responsável pelo pagamento do benefício.

 

Leia Também

 

Como saber se precisa fazer a Prova de Vida

 

O segurado pode verificar de forma simples:

 

✔ Meu INSS (site ou aplicativo): faça login com CPF e senha e acesse o serviço “Prova de Vida”. Se constar a data da última atualização, está regular.

 

✔ Telefone 135: atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h.

 

 

Caso apareça a mensagem “Comprovação de vida não realizada”, será necessário regularizar a situação.

 

 

Como regularizar a Prova de Vida

 

✔ Pelo aplicativo ou site Meu INSS, seguindo as instruções para reconhecimento facial, quando solicitado;

✔ Nos bancos que oferecem a Prova de Vida online, pelo internet banking;

✔ De forma presencial, na agência bancária em que o benefício é recebido.

 

 

Atenção aos golpes

 

É importante reforçar:

✔ O INSS não liga solicitando Prova de Vida;

✔ O INSS não envia mensagens por WhatsApp, SMS ou outros aplicativos ameaçando bloqueio imediato;

✔ O INSS não envia servidores à residência do segurado para recolher documentos.

 

 

Nunca forneça dados pessoais, senhas ou documentos por telefone, mensagens ou para desconhecidos. Em caso de dúvida, utilize apenas os canais oficiais: telefone 135 ou site/aplicativo Meu INSS.

 


Tags »
Notícias Relacionadas »