Vestibular Unesp 2026 oferece 7,6 mil vagas em 136 cursos; veja todas as informações

Inscrições começam em 4 de setembro; provas em novembro e dezembro; políticas de cotas garantem acesso amplo

Cassiane Chagas
10/08/2025 16h58 - Atualizado há 7 horas
Vestibular Unesp 2026 oferece 7,6 mil vagas em 136 cursos; veja todas as informações
Unesp ainda oferecem redução de até 75% da taxa para estudantes do último ano do ensino médio público / Foto: Divulgação/Governo de SP.

 

 

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou a resolução oficial do Vestibular 2026, que oferta um total de 7.690 vagas em 136 cursos de graduação distribuídos em 24 cidades do Estado de São Paulo. A publicação no Diário Oficial do Estado confirma o início das inscrições para o principal processo seletivo da Unesp, que ocorrerá entre 4 de setembro e 8 de outubro, exclusivamente pelo site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), organizadora do exame.

 

Leia Também

 

Do total de vagas, 5.867 são destinadas ao Vestibular Unesp tradicional, enquanto outras modalidades complementares ampliam as oportunidades: 934 vagas são reservadas para o Vestibular Seriado Paulista (Provão Paulista), direcionado a alunos de escolas públicas estaduais; 729 vagas estarão disponíveis para ingresso via notas do Enem (2024 e 2025), em processo seletivo próprio com inscrições previstas para novembro; e 160 vagas são destinadas ao Vestibular Meio de Ano para cursos de engenharia no campus de Ilha Solteira.

 

As provas do Vestibular Unesp 2026 serão aplicadas em duas fases, em 35 cidades, 31 delas no Estado de São Paulo. A primeira etapa ocorre no domingo, 2 de novembro, com 90 questões de múltipla escolha. A segunda fase está marcada para os dias 7 e 8 de dezembro (domingo e segunda-feira), com 36 questões dissertativas e uma redação.

 

A Unesp mantém um sistema de cotas, o Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública (SRVEBP), que destina 50% das vagas de cada curso para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Dentro dessa cota, 35% são reservados para candidatos que se autodeclaram pretos, pardos ou indígenas. Essa política, em vigor desde 2017, garante a maioria dos ingressantes provenientes da rede pública.

 

A universidade está presente em 24 cidades paulistas, entre elas Araçatuba, Araraquara, Bauru, Botucatu, Ilha Solteira, Marília, Presidente Prudente, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, entre outras, oferecendo cursos em variadas áreas do conhecimento.

 

Criada em 1976, a Unesp é uma instituição pública e gratuita que integra as maiores universidades da América Latina, com cerca de 50 mil estudantes em graduação e pós-graduação, 34 unidades universitárias, 1.900 laboratórios, 33 bibliotecas, três escolas técnicas e diversos programas de extensão gratuitos.

 

Para o Vestibular 2026, a Unesp e a Vunesp oferecem redução de até 75% da taxa para estudantes do último ano do ensino médio público no Estado de São Paulo.

 

 

Os critérios para isenção ou redução parcial da taxa serão divulgados ainda em agosto.

 

Mais informações podem ser obtidas no site oficial: www.vunesp.com.br, bem como pelo canal de atendimento "Fale Conosco" da Vunesp. Para conhecer os cursos, acesse o Guia de Profissões da Unesp em www.unesp.br/guiadeprofissoes.

 

 

Com informações: Agência SP.

 


Notícias Relacionadas »